UML - Diagrama de Classes Continuação 4...
entre a classe Professor e a classe disciplina (um professor ministra uma
disciplina) significa que uma instância de Professor (um professor específico) vai ter uma associação com uma instância de Disciplina.
Esta relação significa que as instâncias das classes são conectadas, seja
fisicamente ou conceptualmente.[Nicolas Anquetil]
Dependência - São relacionamentos de utilização no qual uma mudança na
especificação de um elemento pode alterar a especificação do elemento
dependente. A dependência entre classes indica que os objectos de uma
classe usam serviços dos objectos de outra classe.
Generalização (herança : simples ou composta) - Relacionamento entre um elemento mais geral e um
mais específico. Onde o elemento mais específico herda as propriedades e métodos do elemento mais
geral. A relação de generalização também é conhecida como herança no modelo a objectos.
Como a relação de dependência, ela existe só entre as classes. Um objecto particular não é um caso geral de um outro objecto, só conceitos (classes no modelo a objectos) são generalização de outros conceitos.
Agregação Regular - tipo de associação ( é parte de , todo/parte) onde o objecto parte é um atributo do
todo ; onde os objectos partes somente são criados se o todo ao qual estão agregados seja criado. Pedidos
é composto por itens de pedidos.
Composição - Relacionamento entre um elemento ( o todo) e outros elementos (as partes) onde as parte
só podem pertencer ao todo e são criadas e destruídas com ele.
O diagrama de de classes lista todos os conceitos do domínio que serão implementados no sistema e as relações entre os conceitos. Ele é muito importante pois define a estrutura do sistema a desenvolver.
O diagrama de classes não surge do nada ele é consequência do prévio levantamento de requisitos , definição de casos de usos e classes. Como exemplo vamos supor que você tivesse que desenvolver um sistema para
automatizar um consultório dentário. As etapas básicas envolvidas seriam:
Levantamento e análise de requisitos do sistema a ser desenvolvido. Entrevista com o dentista(s) e com as
pessoas que trabalham no consultório
Definição dos objectos do sistema : Paciente , agenda , dentista , serviço , contrato , consulta ,
pagamento , etc..
Definição dos actores do sistema : paciente, dentista , secretária
Definição e de talhamento dos casos de uso: marcar consulta , confirmar consulta , cadastrar paciente ,
cadastrar serviços , etc.
Definição das classes : paciente , dentista , exame , agenda , serviço
Definir os atributos e métodos das classes :
Após toda esta análise você chega no diagrama de classes do sistema (representado abaixo a título de exemplo ilustrativo) entre a classe Professor e a classe disciplina (um professor dá uma
disciplina) significa que uma instância de Professor (um professor específico) vai ter uma associação com uma instância de Disciplina.
Esta relação significa que as instâncias das classes são conectadas, seja
fisicamente ou conceitualmente.[Nicolas Anquetil]
Dependência - São relacionamentos de utilização no qual uma mudança na
especificação de um elemento pode alterar a especificação do elemento dependente.
A dependência entre classes indica que os objectos de uma classe usam serviços dos objectos de outra classe.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A minha Lista de blogues
Calendário/Horas
Numero de Refresh's
Post's
-
▼
2011
(77)
-
▼
fevereiro
(61)
- Principais propriedades da classe Stream:
- A classe stream
- Usar Streams envolve as seguintes operações fundam...
- CLASSESTREAM
- Streams
- POO Avaçanda - Excepções Continuação6
- POO Avaçanda - Excepções Continuação5
- POO Avaçanda - Excepções Continuação4
- POO Avaçanda - Excepções Continuação3
- POO Avaçanda - Excepções Continuação2
- POO Avaçanda - Excepções Continuação
- POO Avaçanda - Excepções
- POO Avançada
- Módulo 11 : Sumário
- Tipo Abstracto de Dados
- Programação Orientada a Objectos
- Linguagem Simula - 67
- Resumo !
- Características da programação Orientada a Objectos
- Características da Programação Orientada a Objecto...
- Programação Orientada a Objectos [Objectivos]
- Programação Orientada a Objectos [breve História ]
- O que é Programação Orientada a objectos?
- Como se pensa em Objectos?
- Classes em POO
- Propriedades & Métodos das Classes
- Objectos em POO
- Estados em Objectos
- Mensagens em Objectos
- Herança
- Os metodos são análogos
- Polimorfismo
- Resumindo:
- Encapsulação
- Objectos em Visual Basic.NET
- Pilares da programação
- Criação de objectos a partir de classes
- Como usar o Polimorfismo
- Redefinição de métodos (Overriding)
- Polimorfismo
- Diagramas de Classes
- POO
- Conceitos em Base POO
- Objecto ou Instância
- Herança
- Encapsulamento
- Polimorfismo
- Composição
- Conceito Polimorfismo
- Java a história parte3
- Java a história parte2
- Java a história parte1
- Java algumas noções part1
- Java algumas noções part2
- Java Virtual Machine
- O que é o Java?
- Java definições:
- UML - Diagrama de Classes
- UML - Diagrama de Classes Continuação
- Relacionamento Entre Classes
- UML - Diagrama de Classes Continuação 4...
-
▼
fevereiro
(61)
0 comentários:
Enviar um comentário