Programação Orientada a Objectos [breve História ]

O termo Programação Orientada a Objectos foi criado por Alan Kay, autor
da linguagem de programação Smalltalk.

Mas mesmo antes da criação do Smalltalk, algumas das ideias da POO já eram
aplicadas, sendo que a primeira linguagem a realmente utilizar estas ideias foi
a linguagem Simula 67, criada por Ole Johan Dahl e Kristen Nygaard em 1967.

O paradigma de programação já é bastante antigo, mas só agora vem sido
aceite realmente nas grandes empresas de desenvolvimento de Software.

Alguns exemplos de linguagens modernas utilizadas por grandes empresas
que adoptaram essas ideias:

¢Java, C#, C++, Object Pascal (Delphi), Ruby, Python, Lisp, ...

A maioria delas adopta as ideias parcialmente, dando espaço para o antigo
modelo de programação, como acontece no C++ por exemplo, onde temos a
possibilidade de usar POO, mas a linguagem não força o programador a
adoptar este paradigma de programação, sendo ainda possível programar da
forma tradicional.

Este tipo de linguagem segue a ideia de utilizar uma linguagem previamente
existente como base e adicionar-lhe novas funcionalidades.

Outras são mais "puras", sendo construídas do zero focando-se sempre nas
ideias por trás da orientação a objectos como é o caso das linguagens
Smalltalk, Self e IO, onde TUDO é orientado a objectos.

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