Poderia-se começar a dar de cara a definição do que é um diagrama de classes , mas creio que é preciso falar sobre o conceito de classes , mas para isto é preciso falar sobre o que são objetos...
Estou a falar para programadores e analistas , certo !!! Então o foco e área de actuação será a
Programação Orientada a Objectos. (POO)
Em POO , os problemas de programação são pensados em termos de objetos , nada de funções , rotinas , nada disto , o assunto são os objetos , propriedades e métodos.
Nota: A preocupação da programação estruturada estava em procurar os processos que envolviam o
problema e não os objectos que o compunham.
Desta forma quando é colocado o problema de desenvolver um sistema para locadoras , por exemplo , devemos pensar como dividir o problema em objetos. Para este caso podemos ter os seguintes objetos : Clientes , CDs e Fitas , etc..
A melhor maneira de conceituar estes termos é considerar um objeto do mundo real e mostrar como podemos representá-lo em termos conceitos para POO.
Começando com as definições : "Um objeto é um termo que usamos para representar uma entidade do mundo real" (Fazemos isto através de um exercício de abstração.)
Vou usar como exemplo o meu cachorro Bilu. Posso descrever o Bilu em termos de seus atributos físicos: é
pequeno , sua cor principal é castanha , olhos pretos , orelhas pequenas e caídas, rabo pequeno , patas
brancas.
Posso também descrever algumas ações que ele faz (temos aqui os métodos) : balança o rabo quando chega
a casa , foge e deita-se o mando-o sair debaixo da mesa, ladra quando ouve um barulho ou vê um cão ou
gato, e corre quando o chamo pelo nome. Temos abaixo a representação do Bilu.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A minha Lista de blogues
Calendário/Horas
Numero de Refresh's
Post's
-
▼
2011
(77)
-
▼
fevereiro
(61)
- Principais propriedades da classe Stream:
- A classe stream
- Usar Streams envolve as seguintes operações fundam...
- CLASSESTREAM
- Streams
- POO Avaçanda - Excepções Continuação6
- POO Avaçanda - Excepções Continuação5
- POO Avaçanda - Excepções Continuação4
- POO Avaçanda - Excepções Continuação3
- POO Avaçanda - Excepções Continuação2
- POO Avaçanda - Excepções Continuação
- POO Avaçanda - Excepções
- POO Avançada
- Módulo 11 : Sumário
- Tipo Abstracto de Dados
- Programação Orientada a Objectos
- Linguagem Simula - 67
- Resumo !
- Características da programação Orientada a Objectos
- Características da Programação Orientada a Objecto...
- Programação Orientada a Objectos [Objectivos]
- Programação Orientada a Objectos [breve História ]
- O que é Programação Orientada a objectos?
- Como se pensa em Objectos?
- Classes em POO
- Propriedades & Métodos das Classes
- Objectos em POO
- Estados em Objectos
- Mensagens em Objectos
- Herança
- Os metodos são análogos
- Polimorfismo
- Resumindo:
- Encapsulação
- Objectos em Visual Basic.NET
- Pilares da programação
- Criação de objectos a partir de classes
- Como usar o Polimorfismo
- Redefinição de métodos (Overriding)
- Polimorfismo
- Diagramas de Classes
- POO
- Conceitos em Base POO
- Objecto ou Instância
- Herança
- Encapsulamento
- Polimorfismo
- Composição
- Conceito Polimorfismo
- Java a história parte3
- Java a história parte2
- Java a história parte1
- Java algumas noções part1
- Java algumas noções part2
- Java Virtual Machine
- O que é o Java?
- Java definições:
- UML - Diagrama de Classes
- UML - Diagrama de Classes Continuação
- Relacionamento Entre Classes
- UML - Diagrama de Classes Continuação 4...
-
▼
fevereiro
(61)
0 comentários:
Enviar um comentário