Apesar de se falar sempre em objectos, e de se pensar em objectos, ao programar-se e desenhar-se o nosso sistema, usam-se classes, que embora estejam intimamente ligadas aos objectos, não significam a mesma coisa. Esta distinção pode ser algo estranha de perceber.
Chama-se a uma classe a representação, o esquema, a planta ou até, o molde do objecto. A classe define o comportamento do objecto, os seus atributos, a relações que estabelece com outros objectos, mas é apenas uma representação.
Pode-se ver isso como o molde de uma lâmpada, embora o molde dê forma à lâmpada, não é uma lâmpada. Usam-se as lâmpadas no dia a dia, não os seus moldes, mas precisa-se de um molde para criar todas as lâmpadas que se compram.
Ao programar está a fazer-se o mesmo processo, defini-se um objecto através da construção da classe, essa construção é feita através de código, onde dizemos que uma lâmpada pode ter uma cor, pode ter um método que permita acender, etc.
Um objecto, em contrapartida, existe em memória, contém valores no seus atributos, exprime um estado no nosso sistema. Não se pode dizer se a classe Lâmpada está acesa, mas pode-se dizer se o objecto lampada1 está aceso, e podemos até enviar-lhe uma mensagem para que se desligue.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A minha Lista de blogues
Calendário/Horas
Numero de Refresh's
Post's
-
▼
2011
(77)
-
▼
fevereiro
(61)
- Principais propriedades da classe Stream:
- A classe stream
- Usar Streams envolve as seguintes operações fundam...
- CLASSESTREAM
- Streams
- POO Avaçanda - Excepções Continuação6
- POO Avaçanda - Excepções Continuação5
- POO Avaçanda - Excepções Continuação4
- POO Avaçanda - Excepções Continuação3
- POO Avaçanda - Excepções Continuação2
- POO Avaçanda - Excepções Continuação
- POO Avaçanda - Excepções
- POO Avançada
- Módulo 11 : Sumário
- Tipo Abstracto de Dados
- Programação Orientada a Objectos
- Linguagem Simula - 67
- Resumo !
- Características da programação Orientada a Objectos
- Características da Programação Orientada a Objecto...
- Programação Orientada a Objectos [Objectivos]
- Programação Orientada a Objectos [breve História ]
- O que é Programação Orientada a objectos?
- Como se pensa em Objectos?
- Classes em POO
- Propriedades & Métodos das Classes
- Objectos em POO
- Estados em Objectos
- Mensagens em Objectos
- Herança
- Os metodos são análogos
- Polimorfismo
- Resumindo:
- Encapsulação
- Objectos em Visual Basic.NET
- Pilares da programação
- Criação de objectos a partir de classes
- Como usar o Polimorfismo
- Redefinição de métodos (Overriding)
- Polimorfismo
- Diagramas de Classes
- POO
- Conceitos em Base POO
- Objecto ou Instância
- Herança
- Encapsulamento
- Polimorfismo
- Composição
- Conceito Polimorfismo
- Java a história parte3
- Java a história parte2
- Java a história parte1
- Java algumas noções part1
- Java algumas noções part2
- Java Virtual Machine
- O que é o Java?
- Java definições:
- UML - Diagrama de Classes
- UML - Diagrama de Classes Continuação
- Relacionamento Entre Classes
- UML - Diagrama de Classes Continuação 4...
-
▼
fevereiro
(61)
0 comentários:
Enviar um comentário