Os objectos tem relações entre eles: um professor de uma disciplina para alunos numa sala, um cliente faz
uma reserva de alguns lugares para uma data, etc. Essas relações são representadas também no diagrama de
classe. [Nicolas Anquetil]
A UML reconhece três tipos mais importantes de relações: dependência, associação e generalização (ou
herança).
Geralmente as classes não estão sós e se relacionam entre si. O relacionamento e a comunicação entre as
classes definem responsabilidades , temos 3 tipos :
1. Associações : Agregação e composição
2. Generalização (herança)
3. Dependências
As representações usam a seguinte notação :
Aqui temos que Bilu é um objecto da classe
Cachorro.
Em termos de POO acabamos de criar uma instância da classe Cachorro e a chamamos Bilu.
Quando criamos uma nova instância de uma classe
dizemos que estamos instanciando a classe.
nome
atributos
métodos
Associação : São relacionamentos estruturais entre instâncias e
especificam que objetos de uma classe estão ligados a objetos de outras
classes. Podemos ter associação uniária , binária , etc.
A associação pode existir entre classes ou entre objetos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A minha Lista de blogues
Calendário/Horas
Numero de Refresh's
Post's
-
▼
2011
(77)
-
▼
fevereiro
(61)
- Principais propriedades da classe Stream:
- A classe stream
- Usar Streams envolve as seguintes operações fundam...
- CLASSESTREAM
- Streams
- POO Avaçanda - Excepções Continuação6
- POO Avaçanda - Excepções Continuação5
- POO Avaçanda - Excepções Continuação4
- POO Avaçanda - Excepções Continuação3
- POO Avaçanda - Excepções Continuação2
- POO Avaçanda - Excepções Continuação
- POO Avaçanda - Excepções
- POO Avançada
- Módulo 11 : Sumário
- Tipo Abstracto de Dados
- Programação Orientada a Objectos
- Linguagem Simula - 67
- Resumo !
- Características da programação Orientada a Objectos
- Características da Programação Orientada a Objecto...
- Programação Orientada a Objectos [Objectivos]
- Programação Orientada a Objectos [breve História ]
- O que é Programação Orientada a objectos?
- Como se pensa em Objectos?
- Classes em POO
- Propriedades & Métodos das Classes
- Objectos em POO
- Estados em Objectos
- Mensagens em Objectos
- Herança
- Os metodos são análogos
- Polimorfismo
- Resumindo:
- Encapsulação
- Objectos em Visual Basic.NET
- Pilares da programação
- Criação de objectos a partir de classes
- Como usar o Polimorfismo
- Redefinição de métodos (Overriding)
- Polimorfismo
- Diagramas de Classes
- POO
- Conceitos em Base POO
- Objecto ou Instância
- Herança
- Encapsulamento
- Polimorfismo
- Composição
- Conceito Polimorfismo
- Java a história parte3
- Java a história parte2
- Java a história parte1
- Java algumas noções part1
- Java algumas noções part2
- Java Virtual Machine
- O que é o Java?
- Java definições:
- UML - Diagrama de Classes
- UML - Diagrama de Classes Continuação
- Relacionamento Entre Classes
- UML - Diagrama de Classes Continuação 4...
-
▼
fevereiro
(61)
0 comentários:
Enviar um comentário